My Writings. My Thoughts.

Nova técnica antipirataria agrada Hollywood

On » sexta-feira, janeiro 05, 2007 //
Qflix irá permitir que usuários gravem até duas vezes filmes comprados na rede.
Sistema também poderá ser utilizado pelo varejo com filmes antigos.



Estúdios querem undo sem piratas

Os estúdios de Hollywood aprovaram uma nova tecnologia que irá ajudar a conter gravações ilegais de filmes distribuídos na internet. O sistema, chamado de Qflix, é desenvolvido pela Sonic Solutions Inc., e tem como função adicionar uma fechadura digital aos DVDs gravados em casa ou em quiosques de varejo.

Essa fechadura, conhecida como "content scrambling system" (CSS), é apoiada pelos estúdios, redes de televisão e outros produtores de conteúdo, e é padrão nos DVDs pré-gravados de hoje. Todos os tocadores de DVD vêm equipados com uma chave que se encaixa na fechadura, permitindo a reprodução do conteúdo gravado.

Com o Qflix, os consumidores poderão ter mais opções. Mas eles precisarão de novos DVDs em branco e gravadores de DVD compatíveis para usá-los. Serviços de download de filmes como Movielink, CinemaNow e Amazon.com não são capazes de usar o CSS, pois os estúdios temem que espalhar a gravação de DVDs possa levar à pirataria.

O sistema também poderá ser usado em quiosques de varejo, que têm a perspectiva de ficar com centenas de milhares de filmes e programas de TV mais antigos para os quais os estúdios não vêem um grande mercado. Os consumidores poderão escolher um filme, um episódio de TV ou uma temporada inteira de um programa e tê-los transformados em DVD na hora. Segundo a Sonic, gravar um DVD levará de 10 a 15 minutos utilizando a nova tecnologia.

Os usuários ainda serão submetidos a restrições colocadas pelos serviços de filmes e estúdios. Por enquanto, utilizando a tecnologia de proteção a cópia, há a determinação de que um determinado título não poderá ser gravado mais do que duas vezes.

Os estúdios ainda precisam desenvolver esquemas de vendas para atrair consumidores e proteger seu lucrativo mercado de varejo. Alguns varejistas, como Wal-Mart, falaram sobre começar seu próprio serviço de download online ou instalar quiosques para gravação de DVDs em suas lojas.

Além disso, a maior parte dos consumidores precisará de um novo gravador de DVD que inclua o software mais recente. Segundo a Sonic, alguns gravadores podem ser atualizados, e companhias como Plextor, um parceira do Qflix, podem comercializar DVDs com o sistema e a possibilidade de conexão a um computador com um cabo USB.


^^

Fonte: G1

No Response to "Nova técnica antipirataria agrada Hollywood"

My videos. Featured videos.

My photos. Now you know me.

My lifestream. Stay updated with me.

My favblog. Feeds from them.